quarta-feira, 27 de novembro de 2013

no local onde Buda nasceu

foi encontrada uma estrutura de madeira desconhecida, e que sugere que o sábio pode ter nascido no século 6 a.C. e não no século 3, como se pensava.
O grupo internacional de arqueólogos descobriu os vestígios de uma estrutura de madeira, até agora desconhecida, "embaixo de um conjunto de templos de tijolo", todos com "um mesmo espaço central aberto", o que coincide com o relato do nascimento de Buda, destacou a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Segundo a tradição budista, a rainha Maya Devi, mãe de Buda, deu à luz agarrada ao galho de uma árvore no Jardim de Lumbini, no meio caminho entre o reino de seus pais e o de seu marido.
Os vestígios encontrados "datam do século 6 antes de Cristo", e constituem portanto o primeiro material arqueológico que relaciona a vida de Buda e o nascimento do budismo com um período histórico concreto, afirmou a organização.

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/11/26/arqueologos-descobrem-local-onde-buda-teria-nascido-no-seculo-6-ac.htm

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O templo de monsanto - lisboa, Portugal

O novo projecto da União Budista Portuguesa - construir um templo em Monsanto - a Casa da Paz, que visa a dinamização daquele espaço da cidade, oferecendo a toda a população não só actividades budistas tradicionais, como seminários, workshops, retiros e cursos de meditação, mas também outras actividades culturais e sociais onde se fomente o auto-conhecimento, a paz interior, o respeito pela natureza, pelos seres vivos e o diálogo inter cultural e inter-religioso.

É uma ocasião para acumular mérito, dizem as escrituras budistas que para os milagres acontecerem é preciso uma postura de confiança e generosidade. 
É apenas isto. O milagre é muito, incomensuravelmente, infinitamente mais poderoso, justo e confiável do que qualquer processo meramente causal, pois funda-se nos méritos a um nível subtil. O templo novo vai ficar tão lindo. As pessoas virão de longe para ver e reconhecerão de modo natural o que vivem. Haverá espaço para a prática, o diálogo com os vários aspectos da nossa cultura, a riqueza e potencial de beneficio da nossa natureza ilimitada. Através deste espaço teremos novo instrumento.



Ajude com um donativo mensal nem que seja de apenas 1 euro.


 Pode efectuar o seu donativo através do nº de conta IBAN PT50 0010 0000 4767 6430 0011 7 


ou se quiser ser voluntário entre em contacto connosco através do email umtemploparamonsanto@uniaobudista.pt

domingo, 24 de novembro de 2013

um bom dia : Lhabab Duchen

Hoje comemora-se na tradição tibetana o momento em que o Buda agradece a bondade de sua mãe, ensinado durante 3 meses no reino dos deuses onde ela residia. Diz-se que hoje tudo o que fazemos é multiplicado por 10 milhões. Uma simples pratica pode ser oferecer uma flor.
O Karmapa disse : "Entender a causalidade é o fundamento para a prática do Dharma. Precisamos compreender os efeitos da prática, o que fazer, o que não fazer e as consequências. Essa é a verdadeira prática do dharma. Quando temos essa clareza e convicção, podemos decidir, por nós mesmos, o que devemos fazer; e isso acrescenta profundidade a qualquer coisa que façamos. e
S.S. Karmapa: “Talvez a questão seja confrontar-nos com a pergunta: ‘Sou de fato uma boa pessoa, um bom ser humano?’ Porque isso é o que caracteriza ser um autêntico Budista.”"

 A comunida de Theravada organiza uma cerimónia em que todos estão convidados
com a presença de Ajahn Ratanavanno, monge sénior tailandês residente em Inglaterra, e também com a participação da Embaixada da Tailândia.
Todos serão bem vindos.

Programa


                          10h00 - Chegada (traga uma refeição para partilhar)                                          
                          10h30 - Oferta do Arroz - pindabat
                          11h00 - Oferta da refeição aos monges
                          12h30 - A Embaixada da Tailândia oferece um hábito monástico
                          12h45 - Cânticos e Anumodana
                          13h00 - Palestra de Dhamma
                          14h00 - a partir desta hora todos os presentes podem conversar
                          com os monges, ver a exposição do projecto para a construção do
                          Mosteiro e usufruir do espaço em Pinhal de Frades.


http://www.blog.mosteirobudista.com/?p=1362&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=tord-pah-bah-24-de-novembro

Hoje o Sangha Rimay lusófano reune-se na UBP: http://www.sangharimaylusofono.net/2013/11/a-experiencia-profunda-encontro-de.html 

domingo, 17 de novembro de 2013

Para o budismo não há idade.



 Hoje comemora-se a partida de um mestre tibetano que viveu no Brasil.

“Hoje eu lembrei da primeira vez que vim aqui neste local. Era um mato, havia chovido e estava um barral enorme. Era a consagração do templo e depois da cerimônia o Rinpoche iria dar entrevistas individuais. Tinha uma fila enorme. Todo mundo queria perguntar alguma coisa e eu não sabia o que perguntaria.
Entrei na fila e, quando chegou a minha vez, eu perguntei, muito tímida, se eu não estava muito velha pra começar uma religião nova. Eu já estava velhina, com mais de 60. E ele olhou pra mim, parou, ficou olhando e disse assim: ‘Para o budismo não há idade.’”


Parinirvana de Chagdud Rinpoche 2012 – um álbum no Flickr

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

a meditação do amor altruísta

"Uma meditação budista tradicional, metta bhavana, a meditação do amor altruísta, está a ser usada pelos neurocientistas para estudar o efeito deste sentimento sobre a mente, o corpo e o comportamento humanos. Consiste em começar por nós mesmos, visualizando uma luz no coração onde ao inspirar todo o nosso sofrimento se absorve e dissipa, para na expiração a irradiarmos impregnando-nos de luz, paz e felicidade. Alargamos depois a prática a entes queridos que visualizamos diante de nós, inspiramos o seu sofrimento para os libertarmos dele e, ao expirarmos, enviamos-lhes toda a paz, toda a felicidade e todo o bem."

Muita informação sobre o assunto no último e excelente livro de Matthieu Ricard, Plaidoyer pour l’altruisme. La force de la bienveillance, Paris, NiL, 2013.  
extraido do post do Paulo borges

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Direito dos animais: “eles têm a qualidade idêntica aos homens” | um olhar budista

 Entrevista: Matthieu Ricard, monge budista tibetano, autor e porta voz de S.S.  o Dalai Lama, faz parte das numerosas assinaturas do manifesto de um novo status jurídico dos animais na França.
Porque ter assinado este manifesto?
Porque é uma realidade: os animais são seres sencientes, que tem um direito natural de não sofrer ou pelo menos que não os levemos ao sofrimento. É preciso ser cego para não ver que os animais têm as qualidades idênticas aos homens: empatia, bondade, cuidado com os outros seres… Assim, não podemos os tratar como controladores ou objetos.
O que este reconhecimento poderá implicar?
Reconhecer que são seres sencientes implica na forma maneira a qual nós os tratamos. A maldade já é punida por lei. Mas quando se trata de exploração industrial, a lei é muito ampla. Por exemplo, 20 % dos animais enviados à matadouros ainda estão conscientes no momento em que eles são abatidos. Isto é inadmissível. Sendo consideradas como objetos, é uma desculpa fácil de usar a nosso critério. Os humanos matam 1 milhão de animais terrestres e cinco vezes mais de animais marinhos a cada ano. É preciso ver a verdade. Não pode-se ter uma sociedade mais ética deixando de fora uma seção inteira da vida, que são animais.
É preciso, então, acomodar todos os animais no mesmo barco?
Claro, eles são seres sencientes. É preciso reconhecer todos eles como tais. Pessoalmente, eu não faço diferença entre uma vaca e um cachorro. Os porcos são, de certa maneira, mais inteligentes que os chimpanzés, por exemplo. E se os peixes não têm expressão facial, eles têm um mesmo sistema nervoso que faz com que eles sintam dor. Não se pode negar.
Como a religião budista vê os animais?
Como um ser senciente que não têm a mesma sofisticação do homem – chamado de inteligência – mas como ele tenta evitar o sofrimento e atingir o bem-estar. Esta aspiração deve ser respeitada. Neste sentido, a não violência frente aos os animais é uma extensão lógica do que defendemos para os seres humanos.

Direito dos animais: “eles têm a qualidade idêntica aos homens” | Bodisatva: um olhar budista