segunda-feira, 7 de maio de 2012

20 de maio


Sentar e Caminhar em Paz e Silêncio
por um Mundo Novo
LISBOA | PORTO | COIMBRA | LEIRIA | SESIMBRA
STA. MARIA DA FEIRA | BRAGA | FUNCHAL | ÉVORA



Vivemos numa civilização dominada por pensamentos, emoções e desejos prejudiciais que se traduzem num crescente mal-estar mental, existencial e social, numa galopante opressão económica e financeira, numa democracia dominada pelos grandes grupos económicos e pela finança internacional, na devastação do planeta, da biodiversidade e dos recursos naturais, na violência contra os homens, os animais e a Terra.

Um outro mundo é possível. Um mundo que se enraíza nas nossas mais profundas aspirações e onde florescem as melhores potencialidades do ser humano, a nossa natural vocação para a liberdade, a compreensão e o amor fraterno extensivo a todos os seres e a toda a Terra. 

No dia 20 de Maio às 15h, este evento irá decorrer simultaneamente em várias cidades de Portugal, contando já com a participação de milhares de pessoas em Lisboa, Porto, Coimbra, Leiria, Sesimbra, Sta. Maria da Feira, Braga, Funchal, Évora, Beja, Serpa e outras cidades em vias de aderirem. Convidamos as pessoas a sentarem-se durante uma hora num local público e a fazerem depois uma marcha lenta, trazendo para a rua, num mundo violento e conturbado, a força da paz e do silêncio.

Conscientes do mundo que queremos, sentemo-nos todos em paz e silêncio.
Caminhemos com esta serena confiança pela sensibilidade, pela sabedoria,
 pela não-violência exterior e interior.

Junte-se a esta iniciativa na localidade que lhe for mais próxima.
Partilhe e divulgue o mais possível !!!
Obrigado. 




PÁGINAS OFICIAIS


LISBOA
Local de encontro: Rossio
Destino da Caminhada: Terreiro do Paço
   Ana Costa - ssimpsonorama@gmail.com
   Gonçalo Faria - spektion@gmail.com

PORTO
Local de encontro: Praça Gomes Teixeira (Praça dos Leões)
Destino da Caminhada: Praça da Liberdade
   Vítor Bertocchini - bertoquini@gmail.com
   Carla Rocha - carlajrocha@hotmail.com

COIMBRA
Local de encontro: Parque Verde do Mondego 
Destino da Caminhada: Praça 8 de Maio  
   Maurício Pereira - mauriciocgpereira@gmail.com
   Francisco Guerreiro - jorgekguerreiro@gmail.com

LEIRIA
Local de encontro: Praça Rodrigues Lobo
Destino da Caminhada: Jardim de Santo Agostinho

SESIMBRA
Local de encontro: Praia da Califórnia
Destino da Caminhada: Avenida dos Náufragos
   Tsomo santos & Gonçalo Oliveira - youzen.therapies@mail.com (93678397)

STA. MARIA DA FEIRA
Local de encontro: Castelo de Sta. Maria da Feira
Caminhada pela cidade, regressando ao Castelo.

BRAGA
Local de encontro: Praça da República
Destino da Caminhada: Sé de Braga
   Gabriela Cunha - gabrielacunha@gmail.com
   Ana Devesa - devesaana@gmail.com

FUNCHAL
Local de encontro: Praça do Município do Funchal
Destino da Caminhada: Parque de Sta. Catarina 

ÉVORA
Local de encontro: Praça do Giraldo
Destino da Caminhada: Praça Joaquim António de Aguiar

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Tulku Lobsang Rinpoche em Portugal


Domingo, 20 de Maio 2012

GUIMARÃES:  Escola Secundária Francisco de Holanda

9h30-12h30 – Tog-Chöd: “The power of now and the power of change”, 
also addressing how to develop a "happy mind in a blissful body".

 Tog-Chöd and "The power of change"


GUIMARÃES: Associação Convívio

 14h30 - 18h Lu-Jong and "The power of love”
addressing in particular "Love in Relationships"

Lu-Jong and "The power of love”: Love in Relationships

Segunda-feira, 21 de Maio 2012


BRAGA 
9h -16h30 - Consultas de Medicina Tradicional Tibetana

Traditional Tibetan Medicine Consultations

PORTO: Serralves
17h30 – 19h30: Mindfulness and “The power of now”, 
addressing "Success in Life and Wisdom in Business"
Mindfulness and "The power of now": Success in Life and Wisdom in Business

Mais informações aqui

na UBP

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.426946724000257.113765.306856676009263&type=1
no link outras fotos no FB.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

casamento budista


FOI NO BRASIL MAS CASO QUEIRAM CASAR EM PORTUGAL CONTACTEM UM CENTRO BUDISTA.
"Quando decidiram se casar, Eloisa e Italo sequer consideraram celebrar em outra tradição. O budismo foi a escolha mais espontânea que poderiam ter feito, já que nenhuma outra filosofia acompanhava tão de perto a história do casal. “Ela sempre me levou ao templo que frequentava”, conta Italo (veja galeria de fotos ao final da página).
Mas não foi exatamente neste templo que o casal se uniu. As restrições impostas pelo templo chinês frequentado por Eloisa foram tantas – como a exigência de um cardápio estritamente vegetariano e a ausência completa de bebidas – que o casamento acabaria saindo pouco ao gosto do casal. Eloisa e Italo gostariam de ser um pouco mais flexíveis e procuraram o templo tibetano Odsal Ling, em Cotia, na Grande São Paulo. “As pessoas do templo foram bem compreensivas. Afinal, não fomos cem por cento tradicionais”, ressalta a noiva.
Parecido com um cenário de filme, o templo impôs apenas duas restrições: proibiu calçados e cigarros em suas dependências. Satisfeitos, Eloisa e Italo receberam, em um sábado ensolarado, cerca de 80 amigos e familiares para celebrar o casamento. Desde a chegada do convite de casamento, todos só se perguntavam uma coisa: afinal, como é um casamento budista?
Lado a lado
Muito diferente de uma cerimônia católica tradicional, o casamento budista não envolve ritos como a entrada de padrinhos, madrinhas e damas de honra. Eloisa e Italo entraram juntos no templo e dividiram o momento em que todos os planos se tornaram reais.
Lado a lado, eles foram recepcionados pela Lama Tsering Everest, que realizou toda a cerimônia recitou mantras e leu alguns ensinamentos de vida. Dentre os presentes, Eloisa e Italo eram os únicos budistas. Mas os convidados, devotos de diversas religiões, ficaram tão comovidos quanto o casal.
No momento mais especial da cerimônia, padrinhos e madrinhas não contiveram as lágrimas. Eloisa e Italo os presentearam com katags, lenços com escrituras tibetanas. “Foi o momento mais emocionante do casamento”, concordam os noivos.
Durante a celebração religiosa, o casal vestiu achuba, um manto tradicional budista. Para a festa, Eloisa não dispensou um vestido curto off white com rendas pretas e sapatilha, enquanto Italo usou calça social e camisa. Um pé na tradição oriental, outro no conforto brasileiro secular – como muitas escolhas do casal.
Foto: Foco EstúdioTopo de bolo: pombinhos de crochê
Festa sem pista
A festa fez um par perfeito com a personalidade e o estilo de vida do casal, que planejou tudo por conta própria, desde a decoração ao cardápio da recepção.
O buffet serviu finger food, uma boa opção para um clima informal. Nas bebidas, apenas vinho e espumante. Outro ponto em que o casal quis fugir do tradicional foi o bolo: nada de vários andares ou pasta americana. “Fizemos uma torre de bem casados e o bolo já foi servido cortado para os presentes”, lembra Eloisa.
Como o casal também não é fã de balada, a ideia de DJ e música eletrônica foi deixada de lado. Em vez de uma pista de dança alucinada, Eloisa e Italo investiram em um ambiente com cara de lounge, em que todos pudessem conversar e curtir a festa em um clima de tranquilidade.
O saldo final da celebração foi uma experiência única, tanto para os convidados como para os fotógrafos. “Para nós, o templo budista foi um lugar inédito e muito bonito para se trabalhar”, afirma o fotógrafo Ricardo Jayme, da Foco Estúdio.
As dúvidas dos convidados, curiosos para saber como seria um casamento budista, foram todas respondidas à maneira dos noivos. O casamento de Eloisa e Italo não teve bolo, cerveja ou pista de dança. Alguma decepção? Nenhuma. No final das contas, os noivos têm a mesma impressão: estavam cercados das pessoas certas, o que mais importa no dia de um casamento." no link


Tulku Lobsang Rinpoche em Braga e Guimarães!!! | Ana Taboada Blog




Caros amigos e amigas,
É com uma alegria e felicidade imensa que venho anunciar a vinda do Venerável Mestre Tulku Lobsang a Guimarães e ao meu Estúdio em Braga no dias 20 e 21 de Maio.
Este evento está a ser organizado por DolmaVentures [dolma.ventures@gmail.com] – aluna do Mestre Tulku Lobsang – com o meu apoio e ajuda.
Agradeço que divulguem bastante estes eventos e este artigo. É um grande privilégio cidades como Braga e Guimarães poderem receber as benções de um Mestre Tibetano tão precioso.
Dia 20 de Maio, domingo, às 9:30, Rinpoche estará em Guimarães na Escola Francisco de Holanda a fazer uma demonstração de Tog Chod e a dar ensinamentos. A entrada é livre (aceitam-se donativos) e está aberta ao publico em geral.
O programa também inclui uma demonstração de Tog Chod por parte de alunos.
Inscrições e as informações para: dolma.ventures@gmail.com.
No mesmo dia à tarde, das 14:30 às 18:30 haverá ensinamentos e uma meditação guiada por Rinpoche noutro local em Guimarães: Associação Convívio. Terá um custo simbólico de 10€ e tem inscrições limitadas.
No dia 21, 2a feira, da parte da manhã, Tulku Lobsang estará no Estúdio em Braga a dar consultas de Medicina e Psicologia Tradicional Tibetana. É uma oportunidade única para estarem sozinhos na presença deste Mestre tão especial com capacidades de cura enormes.
Tulku Lobsang oferece consultas na sua qualidade de médico em Medicina Tibetana e de conselheiro espiritual. As consultas iniciam-se geralmente com uma leitura do pulso, através da qual é avaliado o estado dos órgãos, do sangue e dos fluidos vitais. Desta forma, é possível detectar a presença ou os primeiros sinais de uma doença. Tulku Lobsang oferece conselhos sobre como contrariar possíveis desequilíbrios através da dieta, exercício físico, técnicas de respiração ou meditação. Podem ainda ser colocadas perguntas específicas de carácter psicológico ou espiritual.
As inscrições para as consultas terão de ser feitas para: ana@anataboada.com. Cada consulta custa 45€.


Tulku Lobsang Rinpoche em Braga e Guimarães!!! | Ana Taboada Blog:


domingo, 22 de abril de 2012

Texto de Dzongsar Khyentse sobre a era das trevas, o fim do mundo e 2012.


The Buddhist Channel”, 30 de janeiro de 2012
Himachal Pradesh, India
Algumas pessoas dizem que a era das trevas, a era do vício – kaliyuga (o último dos quatro estágios que o mundo atravessará como parte do ciclo dos yugas descritos nas escrituras indianas), está acontecendo agora, ou no mínimo, se iniciará em breve. Alguns até mesmo temem que no final de 2012, o mundo do modo como o conhecemos, irá terminar.
Mas, o que determina se uma era é das trevas ou de ouro? Quais os sintomas e sinais? Terremotos, um céu púrpura, atividades meteóricas, estes não são presságios do juízo final, como nos fizeram crer.
Do mesmo modo, querubins voando, uma economia proeminente, liberdade de informação e tempos pacíficos não são necessariamente sinais de uma era de ouro.
A era de ouro ocorre quando as pessoas valorizam sentimentos como a empatia e o perdão, quando têm disposição para compreender o ponto de vista dos outros e se sentem contentes com o que possuem.
Quando tais valores são sistematicamente sabotados, então se pode dizer que o amanhecer do dia do juízo final já começou. Quando olhamos um mendigo inofensivo como sendo uma praga e invejamos os bilionários que destroem o planeta estamos contribuindo para o início do fim.
Como o Buda ensinou, tudo depende de causas e condições. Eras das trevas e eras de ouro não são uma exceção. Elas não são predestinadas, nem imprevisíveis ou caóticas.
O destino é algo condicionado. Nosso próprio “eu” determina tais causas e condições.Você pode criar seu destino, suas escolhas são o seu destino. Aquilo que somos e como somos nesse momento depende daquilo que fizemos no passado. E o que seremos no futuro depende do que somos e como somos agora.
Sakyamuni com seus pés de lótus, pode aproximar-se da sua porta e oferecer sua tigela, mas se continuarmos obcecados por relógios Patek Philipe, fama e amigos, ou por um abdômen malhado, então a verdade do Buda irá nos incomodar, se tornará uma verdade inconveniente.
Muito embora possamos estar no meio da Kaliyuga – sujeitos a uma infinidade de causas e condições de uma época de escuridão, facilmente distraídos e presos a pensamentos ligados a nossa própria auto-preservação e aspirando encontrar referenciais em valores materialistas ou consumistas – podemos tirar vantagem dessa situação.
Diz-se que durante os tempos de degenerescência a compaixão dos Budas e dos Bodisatvas se torna ainda mais fortalecida. Alguém espiritualmente capacitado pode tirar proveito dessa situação. A era da escuridão pode ser como um lembrete da urgência e da preciosidade do Buda, do Darma e da Sanga.
Como seres que dependem de condições, temos que buscar a luz, e cultivar as condições que nos tragam luz. Precisamos constantemente nos lembrar do oposto do materialismo. Para isso, precisamos da imagem do Buda, do som do Darma, e da estrutura da Sanga.
Nos últimos anos perdemos algumas das maiores manifestações do Buda, como Kyabje Trulshik RinpocheMindroling Trinchen Rinpoche e Penor Rinpoche, que foram grandes inspirações e lembranças. Mas, embora essas manifestações tenham se dissolvido, tenha em mente que a sua compaixão desconhece o significado das limitações.
Dentro do espírito de onde há uma demanda, há uma oferta, devemos ter aspirações e  anseios de que as manifestações dos Budas e Bodisatvas nunca cessem, e – usando um termo da moda – que seus renascimentos sejam rápidos.
Mas tal renascimento não deve se limitar à figura de uma criança tibetana, criada no interior da tradição e de uma cultura particular. Podemos aspirar que os Budas renasçam de todas formas, mesmo como algo aparentemente tão insignificante como uma brisa, para nos lembrar de valores como amor, compaixão e tolerância.
Devemos gerar um campo magnético para que miríades de manifestações do Buda possam surgir e não apenas tulkus que slata de trono em trono ou que dirigem um Rolls Royce, produtos muitas vezes de um nepotismo religioso.
Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche, também conhecido como Khyentse Norbu, é um lama butanês, cineasta e escritor. Seus dois filmes mais importantes são A Copa (1999) e Viajantes e Mágicos (2003). Ele é o autor do livro “O Que Faz Você Ser Budista?”.(BRASIL) Tradução Brenda Neves. Revisão Letícia Ramos, Miguel Berredo e Carmen Jinpa.
EM PORTUGAL: O Que Não Faz de Ti Um Budista (wook.pt) explica-nos os 4 selos ou verdades que fazem de nós budistas para lá das aparências.

sábado, 7 de abril de 2012

Lama Denys em Lisboa


à venda por encomenda: sangha rimay


Seminário: A Meditação
A atenção plena é o estado cognitivo de presença sensorial caracterizado pela abertura, a atenção, e o não apego. É o estado ensinado na tradição do Buddha como sendo o estado de meditação profunda. A meditação profunda é experiência é natural e universal, presente no coração de todas as vias espirituais, passível de ser descoberto numa abordagem experimental e agnóstica.Sabe-se hoje que além das sua virtudes espirituais, a meditação profunda tem imensos benefícios em diversas áreas como a redução do stress, a gestão da dor, a melhoria das defesas do organismo... e o bem-estar generalizado.
Durante o seminário, aberto a todos, budistas e não-budistas, com pouca ou muita experiência na prática da meditação, Denys Rinpoché proporá exercícios e métodos simples que promovem a unificação do corpo e da mente, religando-nos ao instante presente através da respiração e das sensações corporais.
 

Este seminário será orientado por 
Denys Rinpoché. (biografia no link)

O Seminário-retiro decorrerá nos dias 28, 29 e 30 de Abril na União Budista Portuguesa (Av. 5 de Outubro, n.º 122, 8.º esq., Lisboa) entre as 10h00 e as 17h00.
Cada participante deverá trazer o seu tapete e uma merenda vegetariana/vegana para partilhar durante a hora de almoço (12h30 às 14h00).
O custo de participação é de 25 € por dia e recomenda-se a sua presença nos três dias. O pagamento poderá ser efetuado através de transferência bancária para a conta N.º 0125 001949800 da Caixa Geral de Depósitos — NIB 0035 0125 00001949800 85. O comprovativo de transferência deverá ser enviado para o endereço de correio eletrónico geral@SanghaRimayLusofono.net
.
Se tiver alguma dúvida ou dificuldade por favor contacte-nos através do endereço de correio eletrónico ou através do telefone (+351) 933 284 587.
Preencha o formulário seguinte para proceder à sua inscrição. veja aqui:
http://www.sangharimaylusofono.net/p/rinpoche-2012.html

________________________________________________________________________________

lenbramos que hoje dia 7 de abril até dia 9 de abril se inicia em França uma secção de orações no instituto Karma Ling . sobre o Karmapa consultar o site http://www.kagyuoffice-fr.org/17e_karmapa/

terça-feira, 3 de abril de 2012

O Vaticano enviou uma mensagem aos budistas de todo o mundo por ocasião da festividade, o “Vesakh”.



Thai Novo ano festa da água13.04. 2012


lembrar que está a caminho de Portugal o Mosteiro Budista Theravada da Tradição da Floresta da Tailândia.


Aproxima-se a chegada dos monges a Portugal e as preparações para este evento estão em curso. Ajahn Vajiro, actualmente na nova Zelândia, virá para o Reino Unido, no inicio de Julho, de onde partirá para Portugal com outros dois monges, o Venerável Subbadho e o Venerável Kancano.
O plano é partirem de Inglaterra no dia 13 de Julho. A viajem será feita de carro atravessando o mar no ferry-boat que parte de Portsmouth e atraca em Bilbao, no norte de Espanha. Para tal serão acompanhados por Julian Wall, um amigo e colaborador do Sangha que se disponibilizou para tomar parte desta aventura. Após a chegada a Bilbao irão dirigir-se a Santiago de Compostela. Os viajantes entrarão em Portugal pelo Gerês indo também visitar o Bom Jesus de Braga.
Assim, espera-se que os nossos pioneiros cheguem a Lisboa por volta do dia 18 de Julho, onde irão então determinar o Vassa, período que corresponde à época das chuvas na Ásia e durante o qual é tradição os monges permanecerem fixos num determinado local. Este ano o Vassa começa no início de Agosto, estendendo-se até finais de Outubro.
Dá-se assim início à presença do Sangha residente em Portugal
.


O Vaticano enviou uma mensagem aos budistas de todo o mundo por ocasião da sua principal festividade, o “Vesakh”. (audio no site da radio renascença) 

"Como budistas, vós transmitis aos jovens a necessária sabedoria de abster-se de prejudicar os outros e de viver uma vida de generosidade e compaixão, uma pratica que deve ser apreciada e reconhecida como um dom precioso para a sociedade. Esta é uma maneira concreta com a qual a religião contribui para educar as jovens gerações a partilhar a responsabilidade e cooperar com os outros." link _Mensagem para a Festa do Vesakh/Hanamatsuri 2012

 “A paz, a justiça social, uma economia mais justa, uma organização política mais participativa, uma consciência cívica mais activa, preocupação com o estado do planeta e a relação do homem com outros seres vivos”, explica o presidente da União Budista Portuguesa.

Paulo Borges elogiou ainda as palavras da Santa Sé: “Fico contente por esta ser uma mensagem dirigida aos budistas por ocasião duma festividade que é a mais importante da nossa tradição”. O responsável acrescentou estar satisfeito com a “abertura do Vaticano, no sentido, de promover, cada vez mais, o diálogo inter-religioso e entre as culturas”.

Uma consciência ética mais global é uma das propostas da comunidade budista em Portugal.

segunda-feira, 26 de março de 2012

PAULO BORGES_ Workshop 15 ABRIL NO PORTO



 Paulo Borges 15 de Abril, Domingo, 11h-13h e das 14.30h-18.30h

O CAMINHO DO MEIO: como seguir a Via do Buda

Hoje fala-se muito de budismo, mas nem sempre com a informação mais correcta. O Workshop visa dar aos participantes as bases para poderem seguir a via do Buda, a via para a superação da insatisfação, a felicidade e o despertar da consciência. Será um workshop teórico-prático, onde estudaremos, reflectiremos e praticaremos os oito aspectos do Caminho do Meio, tal como foram expostos pelo Buda Gautama: visão, intenção, palavra, acção, modo de vida, esforço, atenção e concentração correctos.

Haverá períodos de exposição e meditação, bem como de perguntas, respostas e troca de experiências. 


O curso será orientado por Paulo Borges. Praticante desde 1983, tem orientado vários seminários e cursos de introdução teórico-prática ao budismo e à meditação budista. É presidente da União Budista Portuguesa e do Círculo do Entre-Ser e professor de Filosofia na Universidade de Lisboa. É tradutor-intérprete de mestres budistas e tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de S. S. o Dalai Lama (Lisboa, Âncora Editora, 2001), o Livro Tibetano dos Mortos (Lisboa, Ésquilo, 2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (Lisboa, Ésquilo, 2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (Lisboa, Ésquilo, 2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse (Lisboa, Lua de Papel, 2009). Entre outras obras é co-autor, com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, de O Budismo e a Natureza da Mente (Lisboa, Mundos Paralelos, 2005) e de Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar (Lisboa, Âncora Editora, 2010).

Contribuição: 35 euros

Inscrições/Informações:
Tlm: 917 002 079
WEB
Email: pranacym@gmail.coml