segunda-feira, 26 de março de 2012

PAULO BORGES_ Workshop 15 ABRIL NO PORTO



 Paulo Borges 15 de Abril, Domingo, 11h-13h e das 14.30h-18.30h

O CAMINHO DO MEIO: como seguir a Via do Buda

Hoje fala-se muito de budismo, mas nem sempre com a informação mais correcta. O Workshop visa dar aos participantes as bases para poderem seguir a via do Buda, a via para a superação da insatisfação, a felicidade e o despertar da consciência. Será um workshop teórico-prático, onde estudaremos, reflectiremos e praticaremos os oito aspectos do Caminho do Meio, tal como foram expostos pelo Buda Gautama: visão, intenção, palavra, acção, modo de vida, esforço, atenção e concentração correctos.

Haverá períodos de exposição e meditação, bem como de perguntas, respostas e troca de experiências. 


O curso será orientado por Paulo Borges. Praticante desde 1983, tem orientado vários seminários e cursos de introdução teórico-prática ao budismo e à meditação budista. É presidente da União Budista Portuguesa e do Círculo do Entre-Ser e professor de Filosofia na Universidade de Lisboa. É tradutor-intérprete de mestres budistas e tradutor de textos budistas, como Estágios da Meditação, de S. S. o Dalai Lama (Lisboa, Âncora Editora, 2001), o Livro Tibetano dos Mortos (Lisboa, Ésquilo, 2006) (com Rui Lopo), A Via do Bodhisattva, de Shantideva (Lisboa, Ésquilo, 2007), O Caminho da Grande Perfeição, de Patrul Rinpoche (Lisboa, Ésquilo, 2007) e O que não faz de ti um budista, de Dzongsar Jamyang Khyentse (Lisboa, Lua de Papel, 2009). Entre outras obras é co-autor, com Matthieu Ricard e Carlos João Correia, de O Budismo e a Natureza da Mente (Lisboa, Mundos Paralelos, 2005) e de Descobrir Buda. Estudos e ensaios sobre a via do Despertar (Lisboa, Âncora Editora, 2010).

Contribuição: 35 euros

Inscrições/Informações:
Tlm: 917 002 079
WEB
Email: pranacym@gmail.coml

quarta-feira, 21 de março de 2012

ANO NOVO TAILANDÊS em Abril

foto do pavilhão da Tailândia em Lisboa
Songkran, uma palavra tailandesa, tem origem no sânscrito e significa “mudar para”. Esta palavra surge para identificar a mudança da posição do sol no Zodíaco e, portanto, a mais importante festividade tailandesa, também conhecida como a festa das águas: a passagem de ano. Festejada entre 13 e 15 de Abril, esta é uma época em que se apela à purificação e renovação, pelo que o acto de espalhar água é frequente nesses dias. Neste final de tarde, trazemos-lhe um pouco da frescura tailandesa!


Na Tailândia, a grande maioria da população é budista, seguindo o budismo theravada, aquele que põe a ênfase no percurso de cada indivíduo. Em início de ano, Buda não pode ser esquecido! As oferendas, a oração, a limpeza das estátuas de Buda com água são alguns dos rituais que passará a conhecer melhor numa visita orientada que pode ser o ponto de partida para uma grande viagem.
ANO NOVO TAILANDÊS - Serviço Educativo - O Museu - Museu Fundação Oriente