terça-feira, 31 de julho de 2012

respirar

“Inspirando calmo o corpo e a mente. Expirando, sorrio.
assim eu sei que este momento presente é único."

― Thich Nhat Hanh

terça-feira, 24 de julho de 2012

monges theravada residentes em lisboa.



O monge Ajahn Vajiro nasceu em Kuala Lumpur, na Malásia em 1953, e licenciou-se em Economia, em Inglaterra. Conheceu Ajahn Chah e Ajahn Sumedho quando estes fizeram uma visita a Hampstead, Inglaterra. Após o regresso à Tailândia, recebeu, em 1980, a Upasampada(ordenação superior), de Ajahn Chah. Entre 1993 e 1998 liderou a comunidade Bodhinyanarama em Wellington, Nova Zelândia. Na Austrália, perto de Melbourne, viveu três anos em retiro no ermitério Sanghaloka, antes de regressar a Amaravati, hoje reside em Lisboa

Os monges que se encontram a residir no Mosteiro em Lisboa são: Ajahn Vajiro (monge sénior – Inglês), Tan Subaddho (Inglês) e Tan Kancano (Português)
"todos os dias saem de manhã com as suas tigelas, mas ninguém lhes oferece comida . Ajahn Vajiro diz que "ainda não", lá chegará o dia.Costuma-se dizer que quando o discípulo está pronto o mestre aparece. Ajahn Vagiro, o abade do Mosteiro Budista português, diz que não é inteiramente correcto. Diz (mais ou menos assim) que quando o nosso coração está centrado tudo pode ser nosso mestre, ou seja, podemos aprender com tudo." testemunho Facebook


Gostaríamos de avisar também que os monges estarão disponíveis desde as seis e meia tarde, para todos aqueles que queiram desfrutar do silêncio da sala de meditação ou que queiram trocar impressões com aos monges.



http://www.blog.mosteirobudista.com/

Morada: Mosteiro Budista Theravada

Rua Dom Cristóvão da Gama, nº 22, Santa Maria de Belém – 1400-116 Lisboa

telefone: 218 267 967

e-mail: mosteirotheravada@gmail.com

segunda-feira, 23 de julho de 2012

libertação de animais

Hoje celebra-se o Chö Khor Dü Chen (a primeira vez que o Buda ensinou o Dharma). Um belo dia para Libertar vidas de volta à Natureza. Hoje fomos agraciados com a presença activa do nosso precioso Mestre Tulku Pema Wangyal Rinpoche.
 — em Guincho.



https://www.facebook.com/photo.php?fbid=310295512399113&set=a.310295485732449.71305.100002559998511&type=1&theater




terça-feira, 17 de julho de 2012

O Kangyur em NYC ou aqui

NYC Queens

Pela 1º vez em NYC aconteceu  Uma actividade extraordinária que é a transmissão oral do Kangyur, o cânone das escrituras Budistas que consiste em 108 volumes. Esta prática era comum no Tibete. 

Pedir a um monge  ou laico conhecedor, para recitar um texto sagrado da tradição que seguimos, em nossa casa, é considerado benéfico e muito positivo.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Festival de Avallon e Universidade de Verão




Festival de Avallon
Universdade de Verão
17 a 26 Agosto

Institut Karma Ling
Savoie
Com o patrocínio de:
Maria Joao Pires, Pierre Rabhi, Edgar Morin et Cheikh Khaled Bentounès.


Um espaço de festa e partilha
Tendo por pano de fundo um conjunto de concertos de grande qualidade quer no domínio da música clássica quanto da música do mundo, oficinas de artes e ciências contemplativas e espaços de partilha, de bem-estar e de criação artística, o festival de Avalon revive a celebração da natureza, da partilha e da descoberta.




Agir sobre si, Agir sobre o mundo

O Festival e a Universidade de Verão têm por vocação contribuir para a a emergência de um modo de vida harmonioso e de uma sociedade ecológica e solidária. Centrado no tema "Soluções locais para a desordem global", as atividades do Festival desenrolar-se-ão em torno de duas perspetivas:





  • a ação sobre si para redescobrir uma relação justa e feliz com a vida.
  • a ação sobre o mundo através da inovação e do desenvolvimento de estruturas sociais e econóicas fundadas sobre princípios de harmonia e não violência.



    Agradecemos a partilha desta informação com os seus amigos.


  • domingo, 15 de julho de 2012

    nascer

    "um verdadeiro cristão feliz, é um budista e vice versa "
    ----- mestre Zen Thich Nhat Hanh no livro - Buda vivo Cristo vivo ----
    "O nascimento de cada criança é importante. Nós somos filhos de Buda, filhos de Deus, e filhos dos nossos pais. Temos que ter um cuidado especial com cada nascimento. No budismo falamos da  Prajna paramita (perfeição da Sabedoria ) que é a mãe de todos os Budas. No catolicismo temos a devoção a Maria, a mãe de Deus_ pai e mãe são dois aspectos da mesma realidade."

    quarta-feira, 11 de julho de 2012

    His Eminence Jigme Khentse Rinpoche, Jetsün Dechen Paldrön e Jetsun Khandro Rinpoche. ©2011 Mindrolling International
    1. "Os ensinamentos budistas são "secretos"  na essência. Consoante crescemos espiritualmente, estes vão-se revelando. Ao ouvirmos ano  após ano eles revelam-se e manifestam a nossa evolução como praticantes"_Jigme Khyentse Rinpoche

    2. A importância de digerir os ensinamentos com o tempo é dado por uma praticante brasileira: Até hoje, depois de quase 10 anos, as fichas de um ensinamento muito direto que recebi de Chagdud Rinpoche ainda estão caindo. O entendimento do que ele me disse vai se modificando com o passar do tempo e, em cada fase da minha vida, adquire um novo significado.

    3. Jetsun Khandro Rinpoche neste video explica-nos o karma yoga de forma direta.
    http://www.youtube.com/watch?v=T1EfKKCdq6Y

    sexta-feira, 6 de julho de 2012

    hoje aniversário do Dalai Lama

    Dalai Lama e Jorge Sampaio.Portugal 2001
    hoje no dia de aniversário do Dalai lama, que comemora 77 anos. lembramos esta foto com o Presidente da República Jorge Sampaio, aquando da sua visita a Portugal em Novembro 2001 mais fotos aqui

    domingo, 1 de julho de 2012

    Mingyur Rinpoche


    Yongey Mingyur proporciona-nos visões claras da investigação moderna que indiciam que a formação sistemática na meditação pode aumentar a actividade de zonas do cérebro associadas à felicidade e à compaixão. Com um prefácio de Daniel Goleman, é uma visão iluminadora da ciência do Budismo este livro é um manual para transformarmos as nossas mentes, corpos e vidas.a sua encarnação anterior foi um dos tios maternais do actual Chogyam Trungpa. fonte