segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Cursos de Introdução ao Budismo _UBP

Cursos de Introdução ao Budismo
na UBP, à terça-feira das 20h30 às 21h30 (depois da prática semanal)

17 Janeiro a 27 Abril | Compreender o Caminho

Os cursos de introdução ao budismo são no total três módulos, sendo o seu objectivo global facilitar a compreensão e experiência de um caminho de transformação segundo os ensinamentos de Buda. A abordagem fundamenta-se na tradição Theravada, tendo como referência o Tipitaka (o registo mais antigo de ensinamentos).

Compreender o Caminho: uma visão global do caminho que visa a integração dos oito factores essenciais para uma prática espiritual verdadeiramente efectiva.

Compreender o "Eu": a compreensão apropriada daquilo a que chamamos "Eu" é um aspecto incontornável do processo de auto-conhecimento. Este curso faz uma introdução à análise da construção do "Eu" segundo os "cinco agregados" da psicologia budista.

Compreender a Interdependência: a perspectiva budista da realidade revela a interdependência como factor determinante na origem de todos os fenómenos. Esta noção, também conhecida como paticca samupada ou origem dependente, é fundamental para a compreensão da realidade e central nos ensinamentos de Buda.

Estes cursos não são necessariamente sequenciais, podendo ser frequentados em qualquer ordem.

orientação
Sagarapriya tem, ao longo de quase duas décadas, praticado com mestres de várias tradições budistas, tanto no Ocidente como na Ásia. Nos últimos dez anos tem ensinado extensivamente budismo e meditação e alargado a sua formação em "Mindfulness", "Focusing" e mais recentemente em "Comunicação Não-violenta". Sagarapriya faz parte da direcção da União Budista Portuguesa.

informações e inscrições
donativos: nestes cursos adopta-se o sistema de Dana. Na tradição de Buda, os ensinamentos são vistos como tendo um valor inestimável, por isso, são oferecidos. Dana, generosidade, é a base desta tradição: os professores dão o seu tempo e conhecimento; os participantes, por sua vez, oferecem donativos para que os professores possam ter meios para continuar a dádiva de partilhar os ensinamentos.

reserva :

querendo reservar o seu lugar, por favor, ligue para a UBP, tel: 213 634 363.

local:

União Budista Portuguesa
Av. 5 de Outubro nº 122, 8º esq.
1050-061 Lisboa
autocarros: 21, 36, 44,49, 54, 56, 83, 727, 732, 738,745
metro: Campo Pequeno

levar:

por favor traga roupa confortável e, uma vez que estará sem sapatos, pode querer levar meias. Temos vestiários e todo o material necessário para a prática.

Sem comentários: