domingo, 19 de fevereiro de 2012

o novo ano Tibetano ou “Losar”



embora este ano não se comemore o losar, assinala-se a passagem do ano dia 22_podem ouvir este ensinamento em ingles de Jetsün Khandro Rinpoche's New Year Eve .http://lotusgardens.org/teachingsonline/JKR-NewYearsEveAddress-111231.cfm 
podem também ver este documentário com Orgyen Tobgyal Rinpoche eTulku Rigdzin que no dia 22 estará on line todo o dia http://www.sixfiftyblue.com/drupchen/

e do grupo de apoio ao tibete esta mensagem:

Losar Lhakar: Comemoração da Resistência e Unidade Tibetana
Queridos Amigos,


Este ano o novo ano Tibetano ou “Losar” coincide com a “Quarta-feira Branca” (Lhakar), o dia da semana em que vários Tibetanos decidiram canalizar a sua resistência para actividades simples que acentuem o seu carácter Tibetano e a sua unidade com outros Tibetanos.


Desta forma no dia 22 de Fevereiro de 2012 (início do ano 2139 do Dragão-Água) serão realizadas orações e vigílias em todo o mundo, com o intuito de relembrar todos os Tibetanos que perderam as suas vidas e comemorar a coragem do povo Tibetano no Tibete, que continua a resistir à opressão e ocupação por parte das autoridades Chinesas.


Encorajamos assim todos os amigos e apoiantes do Grupo de Apoio ao Tibete a:


* Fazer um “Lhakar Pledge” disponível em: http://lhakar.org/pledge/

Partilhando esta mesma iniciativa com mais amigos e como uma chamada de atenção para o crescente movimento de resistência dentro do Tibete.


* Acender velas ou lamparinas de manteiga como forma de dar as boas vindas ao Ano Novo Tibetano e honrar a coragem dos Tibetanos que continuam a resistir à ocupação Chinesa.


*Pendurar uma “khatag” (lenço tradicional Tibetano) na porta de casa para deixar entrar a mudança, a esperança e a renovação em 2139/ 2112.


* Exibir uma fotografia de S.S. o Dalai Lama uma vez que, no Tibete, os Tibetanos não estão autorizados a fazê-lo.


* Participar na acção de rua que decorrerá no Chiado (junto à saída de metro) pelas 18h00 de dia 22 de Fevereiro.


Assinaremos bandeiras de oração Tibetanas que posteriormente serão enviadas para Dharamsala, onde serão colocadas no Templo Namgyal situado em frente à residência de S.S. Dalai Lama, juntamente com bandeiras assinadas em inúmeros pontos do planeta.

Participem caso possam, não demorará mais do que 5 minutos!


A todos desejamos um muito feliz Losar Lhakar!


Continuaremos a contar com o vosso apoio em todas as iniciativas que realizaremos com o propósito de dar voz a quem viu a sua ser silenciada e contribuir para uma alteração da situação vivida pelos Tibetanos no Tibete.


Saudações muito amigas,

Grupo de Apoio ao Tibete
Enviar um comentário